quarta-feira, 9 de março de 2011

Música Clássica para as crianças, a Ginástica da Alma.


Desde a gestação coloco música clássica para minha filha ouvir, ainda no útero os bebês já desenvolvem reações aos estímulos sonoros. Quando nascem e ouvem as músicas que ouviam dentro do útero, eles param de chorar e ficam em paz e tranquilos, pois sentem-se novamente no conforto do útero materno.

Além disso, a música clássica é maravilhosa para o desenvolvimento intelectual e emocional das crianças.


"Schlaug, da Escola de Medicina de Harvard (EUA), e Gaser, da Universidade de Jena (Alemanha), revelaram que, ao comparar cérebros de músicos e não músicos, os do primeiro grupo apresentavam maior quantidade de massa cinzenta, particularmente nas regiões responsáveis pela audição, visão e controle motor. Segundo esses autores, tocar um instrumento exige muito da audição e da motricidade fina das pessoas. O que estes autores perceberam, e vem ao encontro de muitos outros estudos e experimentos, é que a prática musical faz com que o cérebro funcione “em rede”: o indivíduo, ao ler determinado sinal na partitura, necessita passar essa informação (visual) ao cérebro; este, por sua vez, transmitirá à mão o movimento necessário (tato); ao final disso, o ouvido acusará se o movimento feito foi o correto (audição). Além disso, os instrumentistas apresentam muito mais coordenação na mão não dominante do que pessoas comuns. Segundo Gaser, o efeito do treinamento musical no cérebro é semelhante ao da prática de um esporte nos músculos. Será por isso que Platão já afirmava, há tantos séculos, que a música é a ginástica da alma?



Ao mesmo tempo que a música possibilita essa diversidade de estímulos, ela, por seu caráter relaxante, pode estimular a absorção de informações, isto é, a aprendizagem. Losavov, cientista búlgaro, desenvolveu uma pesquisa na qual observou grupos de crianças em situação de aprendizagem, e a um deles foi oferecida música clássica, em andamento lento, enquanto estavam tendo aulas. O resultado foi uma grande diferença, favorável ao grupo que ouviu música. A explicação do pesquisador é que ouvindo música clássica, lenta, a pessoa passa do nível alfa (alerta) para o nível beta (relaxados, mas atentos); baixando a ciclagem cerebral, aumentam as atividades dos neurônios e as sinapses tornam-se mais rápidas, facilitando a concentração e a aprendizagem (apud OSTRANDER e SCHOEDER, 1978)."

Muito bom poder proporcionar aos pequenos contato com música desde os primeiros dias de vida e logo adiante pensar em matricular eles em escola de música, para aulas de musicalização.


Minha filha, tem aula de musicalização desde um ano de idade e já se arrisca a tocar piano, flauta, guitarra e vive compondo músicas.
Ela tem a sorte do papai ser músico e tocar com ela todos os dias algum instrumento de corda.
Eu acho isso o máximo, porque eu só sei tocar campainha!!!

"Segundo o Nicolau (o famoso professor dela), com as aulas de musicalização, as crianças aprendem a ver música em tudo que fazem, começam a prestar atenção aos sons externos, aos ritmos, as melodias e a música passa a fazer parte da vida deles de forma natural e lúdica."

Isso é uma grande riqueza que podemos deixar para os nossos filhos!!!


Dica de DVD para os bebês:
Coleção Baby Einstein da Disney  - Coleção de Música Clássica: Mozart, Beethove, Bach, e outros.



http://www.babyeinstein.com/home/














Dica de CD de músicas para crianças de todas as idades: MPBaby Beatles, esse CD vale a pena!

http://www.mpbaby.com.br/








Dica de Filme, (August Rush) O Som do Coração, um dos filmes mais lindos que já vi.


Boa música para vocês, beijos Adri.