quarta-feira, 6 de julho de 2011

Dica para as férias da nossa Parceira, Chefnutri.

“... se você rói as unhas ou desobedece, aprenda a cozinhar...”.
Jean Cocteau

As férias pode ser sinônimo de desespero, para algumas mães, pois haja atividade para a criançada nos 31 dias. Minha dica é levá-los para a cozinha!

Para uma criança, nenhuma brincadeira pode ser mais criativa e compensadora do que cozinhar. Ela ensina a maravilhosa alquimia da transformação, estimula a observação, a confiança, desenvolve o senso de responsabilidade, ensina noções de matemática e ciências, abre de forma nova e divertida as portas do mundo dos adultos, além de auxiliar no processo de educação nutricional.

Receitinhas para fazer com as crianças:

Barrinha de Cereal

Ingredientes

1 lata de leite condensado

½ lata de Neston Flocos de Cereais

1 tablete de chocolate ao leite (500g)

100 g de castanha de caju moída

Modo de Preparo

Em uma tigela, coloque o leite condensado e vá misturando aos poucos o Neston. Misture até formar uma massa homogênea. Coloque a massa em uma forma retangular untada e aperte bem. Derreta o chocolate e despeje sobre a massa. Salpique a castanha sobre o chocolate e espere endurecer. 5-Corte em barras e sirva.

Rendimento: 24 Barrinhas

Muffins

Ingredientes

1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo

1/4 xícara de açúcar

2 colheres (chá) de fermento em pó

3/4 xícara de leite

4 colheres (sopa) de manteiga derretida

2 ovos

pitada de sal

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 200°. Peneire e coloque em uma tigela a farinha, açúcar, sal e fermento em pó. Bata levemente os ovos em outra tigela e acrescente a manteiga derretida e o leite. Misture bem. Despeje a mistura de líquidos sobre os secos e misture muito rapidamente, evitando bater em excesso a mistura. O ponto correto é que a massa fique levemente empelotada, nunca lisa. Unte com óleo forminhas individuais de 7 cm de diâmetro por 7 cm de altura e acrescente com a massa até 2/3 da altura. Coloque as forminhas em uma assadeira e leve ao forno por 20 a 25 minutos, ou até que os muffins estejam bem dourados.

Dicas para o seu muffin ficar mais atrativo e saudável

Pode-se acrescentar à massa um dos ingredientes: 2 colheres (chá) de essência de baunilha, ¼ xícara de frutas cristalizadas, ¼ xícara de nozes trituradas, 1 banana nanica bem amassada, 1 maçã cortada em cubinhos ou morangos cortados em cubinhos.

NUTRICIONISTA FABIANA BORREGO

Que delícia de Dica, amamos Nutri, Fabiana Borrego! beijos doces da Adri.