quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DIA DO ESTUDANTE e Blogagem Coletiva #estudarvaleapena do Instituto Unibanco.

"O estudo em geral, a busca da verdade e da beleza são domínios
em que nos é consentido ficar crianças toda a vida."
Albert Einstein

Hoje é o DIA DO ESTUDANTE e dia de compartilhar
no mundo da Blogosfera ações que valem a pena!

ESTUDAR VALE A PENA é o tema da Blogagem Coletiva,
que é também o nome do movimento realizado pelo Instituto Unibanco 
em escolas públicas de Ensino Médio.

“Conhecer a realidade é o primeiro passo para planejar e estruturar estratégias de ação, avaliar e promover melhorias significativas e eficazes.” Wanda Engel, presidente do Instituto Unibanco.  (fonte: http://www.samshiraishi.com/ e http://www.institutounibanco.org.br/).

Tomei conhecimento dessa iniciativa pela Samantha Shiraishi, @samegui,  através do seu MARAVILHOSO BLOG A Vida Como A Vida Quer .
E ela que é curadora de grandes Projetos e grandes Causas e acredita no ser humano e num mundo melhor! 
Visitar seu blog e acompanhar suas redes socias é parada obrigatória.
Fica aqui meu convite para conhecerem o trabalho dela ;)
****************************************

     " EU AMO ESTUDAR...

Para falar sobre o tema resolvi falar com conhecimento de causa, porque desde de antes de aprender a ler, já gostava de estudar...

Nunca vou me esquecer do primeiro dia que consegui ler uma placa na rua, depois desse dia não dava mais sossego para os meus pais.
Bastava o carro começar a andar que eu começava a ler tudo que existia e claro em voz alta e esperando os aplausos.

Aprender a ler é DESCOBRIR O MUNDO INTEIRO através das palavras...

Depois disso nunca mais parei, aos sete já anunciei meu sonho de ser escritora e minha leitura preferida eram as poesias e contos.

E como ler português era muito simples entrei na Cultura Inglesa e lá se foram 08 anos estudando English!

Aos nove escrevi meu primeiro "Livro de Poesias" e no silêncio do meu quarto escrevia tudo que sentia, que inventava que sentia, que acreditava e que sonhava...

Ler, Escrever, Estudar é não deixar a chama do Sonhar se apagar!

Então foram longos anos de estudos e comecei minha vida escolar sendo C.D.F., ah... quando tirava nota 8.0 era uma calamidade, tinha que ser 9.0 e de preferência 10.0!

Fui crescendo, lendo, lendo, lendo, rótulo de comida, bula de medicamento, receita, anúncios em todos os lugares, revistas, gibis, livros e mais livros...

Quando descobri os meninos deixei um pouco de ser C.D.F., comecei a tirar mais 8.0, alguns 7.0 ( até alguma recuperação) e escrevia meus poemas, declarações de amor ( que muitas vezes só eu e minha mãe líamos), frases e desabafos....

Então veio cursinho e em seguida a Faculdade de Direito (Universidade Paulista), líamos aqueles códigos intermináveis e as colas então eram maiores que o próprio livro de doutrina!
Como Direito tem matéria, nos últimos anos tinha tanta matéria que adorava ir para o bar, para respirar, hehe (ninguém é de ferro, quando se estuda e lê tanto...).

Depois a famigerada OAB, fiz cursinho também para a "Bendita Prova"
e estudei, estudei, e passei!
Ufa...agora sim uma Advogada!
(Parabéns para mim e meus colegas, pois hoje também é o DIA DO ADVOGADO)

Depois de alguns anos mudei meus caminhos profissionais, passei a ser empresária (naaada a ver com o Direito), lá fui eu estudar de novo.

Agora sobre, administração, gestão de pessoas, produtos, vendas, clientes ( Escola Superior de Propaganda e Marketing) etc, etc, etc.

E não me contentei e fiz MBA em Administração e Marketing (Fundação Getúlio Vargas), mais dois anos estudando, estudando, estudando, TCC...

Em seguida para descansar do MBA, me matriculei em um curso de mais dois anos de Naturopatia (Humaniversidade), esse era só para ao fim do dia entrar numa sala de aula que era cheias de colchonetes, músicas suaves, budas e mandalas na parede e sentar no chão juntos com os amigos e estudar sobre medicina chinesa, fitoterapia, cromoterapia, acupuntura, reflexoterapia, massagens terapêuticas, etc, etc, etc.

Antes de terminar meu delicioso curso de naturopatia, estava gravidíssima,
ah.. que bom motivo para estudar, sobre shantala, como nascem os bebês,
comprei todos os guias sobre gestação e li os nove meses, sem intervalos!

E ainda antes de saber que estava grávida, estava meio entediada e querendo mudar o rumo da vida me matriculei em um cursinho preparatório para Concurso Público
(Complexo Jurídico Damásio de Jesus).

Então nasce minha filha e comecei a ler os guias, criando meninas, os primeiros 12, 24 meses, blá blá blá sobre cólicas, papinhas, sono, etc etc etc...
Escrevi diário da gestação, diário dos primeiros meses dela...

Fiz questão que o primeiro brinquedo que comprei para a Isabella, fosse UM LIVRO (de tecido)! 

Desde então acredito que tudo que estudei não é nem o começo para dizer com propriedade que ESTUDAR VALE A PENA!

Esse sem dúvida é agora o meu maior desafio em transmitir esse valioso legado para minha filha! 
Através do estudo é que nos tornamos cidadões, que nos conhecemos, que nos realizamos como ser humano!

Esse espaço passou a ser para mim mais um instrumento para estudar sobre assuntos, de educação, por isso espero poder colaborar não só para esse movimento, mas para essa troca saudável do Saber de assuntos pertinentes às Crianças, que são o nosso FUTURO!

O meu desejo é que todas as crianças do mundo tenham direito e condições de estudar e se valorizarem como ser humano!

Quando olho para trás fico feliz por acreditar que o Estudo é um caminho e ainda bem que está só no meio para mim.

Já ia me esquecendo, estou agora estudando numerologia e ansiosa pelo novo e delicioso desafio que é Aprender e Descobrir que quanto mais sei, "Só sei que nada sei" Socrátes!    

BOM ESTUDO À TODOS, POR QUE ESTUDAR VALE A PENA!"
*****************************************************

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Nelson Mandela


Não deixe de acompanhar essa iniciativa pelo Twitter 
Para ver os vídeos e saber mais sobre o movimento, acessem:
http://www.institutounibanco.org.br/