terça-feira, 30 de agosto de 2011

Dicas de Nutrição, 10 passos da Alimentação Saudável para Crianças, por Fabiana Borrego.


Dez Passos da Alimentação Saudável
para Crianças Menores de 2 anos

Passo 1:
Dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer chás, água ou qualquer outro alimento.

Passo 2:
A partir de seis meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade, ou mais.

Passo 3:
A partir dos seis meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, frutas e legumes) três vezes ao dia, se a criança receber leite materno e cinco vezes ao dia se estiver desmamando

Passo 4:
A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horário, respeitando-se sempre a vontade da criança

Passo 5:
A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher. Começar com consistência pastosa (papas e purês) e, gradativamente, aumentar a sua consistência até chegar à da alimentação da família.

Passo 6:
Oferece à criança diferentes alimentos no decorrer do dia. A alimentação variada é colorida.

Passo 7:
Estimular o consumo diário de frutas, legumes e verduras nas refeições.

Passo 8:
Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, s
algadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação

Passo 9:
Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos, garantir o seu armazenamento e conservação adequados.

Passo 10:
Estimular a criança doente ou convalescente a se alimentar,
oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando sua aceitação.

Os 10 passos foram criados pelo Ministério da Saúde e
combatem os principais problemas nutricionais dessa faixa etária.