terça-feira, 2 de agosto de 2011

Quem tem medo de quê? Pérola da Ana Clara e Medo na Infância.

A Mamãe Carol, nos contou essa pérola de medo da pequena Ana Clara, que faz 04 aninhos essa semana:















"Ana no sábado a noite me perguntou:
Mãe você vai dormir aqui comigo?
Eu respondi: Sim, claro.
Então ela concluiu: É que eu tô com medo do RAMPIRO (Vampiro) e também de RETÊ (ET)!"

Que fofa, até eu quero dormir com ela.
Aproveitamos para desejar Parabéns para você que sexta-feira completa 04 aninhos!!!

Amei a pérola da Aninha e estava mesmo querendo escrever sobre o MEDO! 
Estou vivendo isso lá em casa. Minha filha entrou nessa fase e resolvi compartilhar algumas informações sobre o medo e uma dica de livro:

Quem tem medo de quê?
Ruth Rocha
Editora Global
Sinopse
Você tem medo do quê? Medo de trovão ou de avião; de lagartixa ou de escuro; de injeção ou de cachorro. Veja neste livro que todo mundo tem um medo escondido, que pode ser compartilhado para diminuir de tamanho e, quem sabe, sumir.


Adorei esse livro e tenho lido quase que diariamente para minha filha.





A FASE DO MEDO NA INFÂNCIA

A maioria das crianças passa por essa fase, na verdade o medo aqui como desenvolvimento emocional trata-se de uma emoção saudável que tem uma função adaptativa de alertar para os perigos que a rodeiam.

Os pais precisam se atentar ao modo e a intensidade com que eles vivenciam, pois variam muito de criança para criança.

Com o crescimento e maturação cognitiva e emocional, a criança vai aprendendo a lidar com os medos, que na sua maioria, desaparecem com o tempo.

O medo ocorre com muita frequência na hora de dormir, momento em que a criança se sente “desprotegida”, pois confronta-se com a separação física dos pais e a segurança que eles oferecem.

Os Pais podem e DEVEM ajudar!

Para o bem estar emocional dos filhos, cabem aos pais se mostrarem solícitos e cúmplices à esse sentimento e auxiliarem na procura de estratégias que permitam a criança lidar com os obstáculos com que é confrontada e ultrapassar o fase do medo.

Os medos, são fundamentais para que a criança adquira autonomia e isso influencia positivamente na estruturação da sua auto-estima. É muito importante que os pais e cuidadores, não negligenciem esses sentimentos, mas ajudem e apoiem para que essa passagem seja saudável e gloriosa!

Uma dica da Psicóloga da minha filha sobre o medo do escuro é ficar ao lado deles até eles adormecerem, pois isso dá segurança e evita pesadelos noturnos!

Façam uma leitura gostosa de um livro e deitem-se ao lado deles se mostrando amorosos que com certeza terão Lindos Sonhos (dica de mãe).

Gostaram??? Então deixem seu comentário sobre Medo para nós,
VOCÊ (ou seu filho) TEM MEDO DE QUÊ?



Ahhh...eu tenho medo ou melhor pavor de Altura!!! beijos Adri.