terça-feira, 13 de setembro de 2011

Alimentação Escolar, por Fabiana Borrego.

Alimentação Escolar: Saiba da importância do profissional da nutrição nas escolas.

Por Fabiana Borrego
Educando com Saúde


A preocupação com a saúde da criança é constante, principalmente nas escolas, onde a maior parte dos alunos e alunas passa o seu dia.

Para que as crianças de hoje tenham um futuro saudável é necessário a introdução da Educação Alimentar desde cedo, por isso o Acompanhamento Nutricional nas escolas é fundamental, tanto para garantir um crescimento sadio como a Segurança Alimentar da refeição.

O nutricionista deve promover programas de Alimentação Saudável nas Escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes pública e privada, em âmbito nacional, favorecendo o desenvolvimento de ações que promovam e garantam a adoção de práticas alimentares mais saudáveis no ambiente escolar.

Os programas de Educação Alimentar nas escolas, deve se estender ao lar da criança, para que a promoção seja feita na comunidade onde elas vivam, por isso a participação e inclusão de mães e pais nos projetos é fundamental.

Um nutricionista que atua em alimentação escolar, não tem a função apenas de elaborar um cardápio, conheça um pouco mais as atribuições do profissional nas escolas:

■ Elaboração e implantação do Manual de Boas Práticas, Procedimentos Operacionais Padronizados e APPCC-HACCP (Análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controle), garantindo assim a Segurança Alimentar da refeição;

■ Responsabilidade Técnica;

■ Curso de Capacitação de colaboradores (cozinha, berçaristas, educadores, coordenadores e diretores);

■ Implantação de Projetos de Educação Nutricional- Aulas (Ensino Infantil até o Médio), “Projeto Culinária”, “Projeto Cantina Saudável”, horticultura, etc;

■ Avaliação Nutricional e acompanhamento do crescimento dos alunos, com aferição de peso e estatura dos alunos;

■ Orientações individualizadas e participação de reuniões dos pais e palestras na escola.

Fica a minha dica, questione na escola onde seus filhos estudam, se existe um profissional nutricionista.