quinta-feira, 28 de junho de 2012

A menina que está mudando o mundo, Ta´Kaiya Blaney - a Guardiã da Natureza.



Matéria na íntegra da Folha Online.

Guardiã da natureza

Garota faz música sobre vazamento de petróleo e vira celebridade de defensores do ambiente



LOUISE SOARES

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO.



Ta'Kaiya Blaney vivia como qualquer garota da comunidade indígena Sliammon, no Canadá. Estudava, brincava e nadava no rio. Até que, em fevereiro do ano passado, sua mãe pôs no YouTube um vídeo em que a menina, com dez anos, canta "Shallow Waters" (águas rasas). A música, escrita por Ta'Kaiya com sua professora de piano, alerta para riscos da construção de um oleoduto (tubo gigante que transporta petróleo por baixo da terra).

Na canção, conta como a natureza pode ser destruída se esse petróleo vazar. Tornou-se celebridade de ambientalistas (defensores da natureza).

Nesta semana, esteve no Brasil para participar da Rio+20, que discutiu a preservação do ambiente. Cantou no evento "Mulheres e o Desenvolvimento Sustentável".

Depois, falou com a "Folhinha".


FOLHINHA - De onde surgiu inspiração para compor "Shallow Waters"?

TA'KAIYA BLANEY - Há um projeto para construir um oleoduto entre duas províncias no Canadá, que ameaça 45 nações indígenas, além de duas importantes bacias hidrográficas [de rios]. Escrevi pensando que, se um vazamento ocorresse, estaria tudo morto, não restaria nada além do silêncio pelo que poderíamos ter salvado.

 
Por que pensou nisso?

Estava estudando sobre lontras e descobri que a maior causa de mortes entre esses animais eram derramamentos de óleo. Além disso, meu pai e meu avô, que são da comunidade Sliammon, me contavam sobre como, antes, podiam pescar com as próprias mãos, nadar nos rios e passear na praia sem medo de as águas estarem poluídas.

 
Você tentou entregar carta para a empresa responsável pela construção do oleoduto, mas foi barrada. Como se sentiu?

Fiquei desapontada, pensei que iria entrar e gritar "Parem com isso!", mas impediram minha entrada. Foi estranho, mas mostrou que ficaram com medo de uma menina!

O que pensa do futuro?

Quero que as pessoas percebam que não podemos continuar seguindo essa rota da industrialização. Se nós criamos buracos na camada de ozônio, desmatamos florestas e transformamos matas em desertos, devemos mudar para um futuro melhor.



CLIQUE AQUI!

E assista o video.



 
"ÁGUAS RASAS"



TRECHO TRADUZIDO DA MÚSICA DE TA'KAIYA

 
Você se lembra da brisa salgada do oceano?

A gente construía castelos na praia e brincava no calor do verão, mas agora está tudo cheio de óleo.

Vamos voltar ao tempo em que nos importávamos, quando todos esses problemas não estavam lá.

Um pedido de ajuda, essa é a minha canção.

Se não fizermos nada, irá tudo embora.



Na RIO+20


EMOCIONANTE, o tamanho dessa menina!
Tão pequena e já transformando o MUNDO!