terça-feira, 20 de agosto de 2013

Uma escola que ensina amor e literatura.

 
 
Cada vivência como contadora de histórias aprendo mais com as crianças!
 
 
 
 
Esse mês fui no Colégio InterArte,
uma escola de educação infantil e ensino fundamental na zona sul de São Paulo,
onde os verdadeiros valores morais e de cidadania são partes integrantes do projeto pedagógico.
 
As crianças desde o maternal são incentivadas de todas as formas para a literatura, arte, música e outras atividades que transformam a educação em algo prazeroso como deve ser na  infância.
 
Observei que o diferencial da escola está no carinho que os funcionários dispensam para os alunos, por isso a história do livro com os alunos de lá foi um casamento perfeito!
 
 
Um pouco desse dia: Contação do livro As Crianças das Estrelas
e bate-papo com a autora sobre literatura.
 
Quando começo a contar a da história eu adoro fazer um suspense sobre a Galáxia Crystal onde vivem as crianças das estrelas, como sendo um lugar muito muito, mas muito distante e que lá só existem pessoas que possuem amor no coração.
 
Eis que vejo um dedinho "de uns três aninhos" levantando e ouço:
 
- Ah, eu também vim de lá!
 
É isso mesmo observo que as crianças são ávidas por aprender com os adultos os mais nobres sentimentos, códigos de condutas, valores e quando algo não sai bem, tenho a sensação de não ter sido um bom exemplo, logo falhei na educação.
 
É exatamente assim que se educa: SENDO!
 
Sendo honesta, sendo paciente, sendo generosa, sendo boa ouvinte, sendo presente, sendo firme
 
e principalmente sendo amorosa (aqui o gerúndio me caiu muito bem).
 
 
Eu fui na escola passar uma tarde de muita literatura e saí de lá com o coração renovado do amor mais puro que existe, das crianças do Colégio InterArte que são iguaizinhas as crianças das estrelas.
 
As crianças de lá aprendem desde muito cedo tudo sobre arte, cultura, literatura, música e muito amor.
 
Denise Santilli e Equipe,
meu muito obrigada pela recepção, pelo carinho e linda homenagem das crianças.